Como vocês já devem ter percebido, eu gosto muito de basear análises comportamentais, estruturuais, pessoais e de produtização usando a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).
Com o advento da IA e mais recentemente da agentificação de tarefas, esse modelo ganhou um grande aliado para a execução, entendimento e leitura das respostas.
Eles ajudam a identificar padrões, analisar dados e gerar insights muito rapidamente. Basta fornecer informações sobre sua empresa ou projeto, e a IA pode sugerir melhorias.
Acompanhe comigo.
– Você pode pedir para pessoas do time preencherem uma planilha com essas informações como uma espécie de pesquisa de pulso. Após a coleta e tratamento, essa planilha servirá como o dataset do agente (podemos também chamar de Projeto).

Com a planilha tratada, crie um agente usando os algoritmos mais conhecidos (Claude, openAI, BERT) e treine o modelo.
Ao final, qualquer pergunta feita para o modelo treinado apenas com a planilha respondida pelos funcionários, qualquer tipo de análise pode ser feita:
Adaptando o modelo a outros tipos de análise para fomentar melhorias corporativas, podemos implementar esses agentes para:
- Desenvolvimento e aplicação de PDI
- Feedbacks 1:1
- Criação e acompanhamento de OKRs
- Movimentações
- Promoções
- Demissões
O ambiente utilizado para criação do agente é o Abacus.AI. Se quiser testar a plataforma, considere utilizar meu link de referência: https://chatllm.abacus.ai/SQdkwKyqqb
Comente e compartilhe.
Até o próximo!